NORMAS DE GESTÃO E CONVIVÊNCIA
1 – Conservação de Patrimônio Escolar
a) Não riscar as paredes, carteiras e mesas;
b) Uso adequado de livros didáticos, paradidáticos, dicionários...
c) Cuidado com as cortinas;
d) Não colar cartaz direto nas paredes – estraga a pintura;
e) Não colocar os pés na parede;
f) Proibido o uso do corretivo líquido.
2- Organizar a entrada e saída dos alunos
a) Organizar filas na entrada e realizar a oração - professor;
b) Fila da merenda – ordem, educação e respeito;
c) Cumprimento dos horários de entrada e saída; fechamento dos portões;
d) O professor abrirá e fechará as salas guardando a chave no local adequado;
e) O aluno aguardará o professor na classe durante a troca de aulas;
f) Os alunos no corredor, depois de orientados pela direção, serão encaminhados à sala de aula, sempre acompanhados por um funcionário;
g) O professor terá bom senso ao autorizar alunos quanto a ida ao banheiro no horário das aulas, um de cada vez.
3- Trajes
a) Obrigatório o uso diário de uniforme (camiseta);
b) Funcionários e professores deverão orientar quanto ao bom senso no uso dos trajes.
4 – Cuidados com os materiais dos alunos
a) Não deixar dinheiro ou objetos de valor em bolsinhas e estojos nas carteiras;
b) Guardar os materiais antes de sair da sala;
c) Identificar todo o seu material escolar com o nome, número e série;
d) Manter as bicicletas no cadeado (a escola não se responsabilizará por furtos);
e) Fechar as portas, durante o intervalo e aulas de Educação Física;
f) Aluno não retornar a sala depois de fechada.
5 – Aparelhos Celular, MP3, IPod, Máquina Digital (Lei nº 12.730/07 e Decreto 52.625 de 15-01-2008)
Não será permitido o uso em sala de aula (lei que proíbe), consta no regimento escolar já publicado.
a) O aparelho será encaminhado desligado à Direção e somente será entregue aos pais.
ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES
1- Assinatura DIÁRIA do livro de PONTO, atenção quanto ao horário de início e término das aulas, as aulas devem ser planejadas e utilizadas no todo;
2- Em caso de falta, favor, comunicar com antecedência para que seja providenciado o professor eventual (deixar as atividades preparadas para as aulas);
3- Atividade extraclasse:
a) A saída com alunos da escola deverá ser comunicada à direção com antecedência e com autorização por escrito dos pais;
b) Alunos participantes de campeonato escolar – o aluno fica com faltas mas não poderá ser prejudicado ( ou em outras atividades extra curricular).
4 – Quando o professor pedir para o aluno se retirar da sala, caso a situação assim exija:
a) Comunicar a Direção da escola;
b) Encaminhar para registro no caderno de ocorrências o motivo da indisciplina do aluno;
c) Encaminhá-lo a direção (coordenação com atividades).
5 – Uso dos espaços da escola:
a) Programar com antecedência e registrar em livro próprio as atividades desenvolvidas nas: Sala do Acessa, Sala de Leitura, Vídeo...
b) Recomendamos o cuidado com as chaves e organização e limpeza das salas (ergue cadeiras, fechar cortinas...)
c) Não se esquecer de recolher o giz no término das aulas.
6 – Não permitir alunos na sala dos professores.
7 – Em nenhuma hipótese podem ser cobradas taxas de quaisquer espécies, conforme a Lei Estadual 3913/83.
8 – Eleição do professor responsável pelo período.
9 – Entregar o diário de classe devidamente preenchido e encerrado, bem como de todas as tarjetas, em prazo fixado pela secretaria;
a) Preenchê-lo diariamente;
b) Deixá-lo no respectivo armário para eventual verificação;
10 – Participar efetivamente das reuniões de HTPCs, Conselho de Classe e Série, APM, Conselho de Escola, Formatura...;
11 – Alertamos que o percentual de frequência do aluno, mínimo de 75%, refere-se ao total de aulas dadas (a somatória de todos os componentes curriculares);
12- Oferecer obrigatoriamente a compensação de ausências para todos os alunos Bimestralmente;
13 – Ao final do semestre letivo/ano letivo, o professor deverá emitir simultaneamente, a nota relativa ao último bimestre e a nota que expressará a avaliação final, ou seja, aquela que melhor reflete o progresso alcançado pelo aluno ao longo do ano letivo, por componente curricular... Atenção não é média aritmética – caberá ao Conselho de Série/Ano emitir parecer final do aluno, que deverá ser informado no Sistema de Cadastro de Avaliação e Frequência da SEE. Registrar no livro ata;
– Os alunos promovidos pelo Conselho de Série/Ano deverão ter registrado a nota final mínima, IGUAL OU SUPERIOR A “CINCO”, exigida para a promoção.