REGRAS DE PARTICIPAÇÃO
DA INSCRIÇÃO
1 - PARA PARTICIPAR VOCÊ DEVE ESTAR DEVIDAMENTE MATRICULADO NA E.E. PLÁCIDO DE PAULA E SILVA, independentemente do ciclo, Fundamental ou Médio, bem como ser aluno frequente;
1.2 - A sua redação somente será validada e vencedora se a sala na qual você estuda tiver a participação mínima de DEZ (10) alunos - CONDIÇÃO IRREVOGÁVEL
2 - A inscrição se dará automaticamente na oportunidade do envio da REDAÇÃO ORIGINAL, juntamente com NOME, SÉRIE, E-MAIL, LINK DE TWITTER OU FACEBOOK (CASO POSSUA AS CONTAS EM TAIS REDES SOCIAIS, a título de divulgação, para o E-MAIL que consta no item 3 deste;
3 - Respeitar as datas limites para envio, por e-mail do material (redação) exigido. As redações deverão ser encaminhadas até às 23h59min do dia 27 de novembro de 2011 para os endereços eletrônicos: REDAÇÕES DO ENSINO FUNDAMENTAL: pertodoseulimite_ef@hotmail. com e REDAÇÕES DO ENSINO MÉDIO:pertodoseulimite_em@hotmail. com;
4 - As redações devem respeitar os limites de, no mínimo 15 linhas e, no máximo 30 linhas;
5 - Não serão aceitas as produções entregues após a data estipulada no item 3, deste mesmo edital;
6 - O Concurso de Redação Perto do Seu Limite/E.E. Plácido de Paula e Silva terá duas (2) modalidades nesta segunda edição, as quais serão respectivamente ENSINO FUNDAMENTAL (NARRAÇÃO - CONTO) e ENSINO MÉDIO (DISSERTAÇÃO - ARTIGO DE OPINIÃO);
6.1 - Sua redação deve ser escrita respeitando a Norma Padrão da Língua Portuguesa, bem como os quesitos: Alinhamento com o Tema proposto, Coesão, Coerência, Argumentação apropriada e Sequência lógica (Introdução/desenvolvimento/ conclusão ou começo/meio/fim) NO CASO DAS REDAÇÕES DA MODALIDADE ENSINO MÉDIO;
6.2 - Para o ENSINO FUNDAMENTAL O GÊNERO escolhido é o CONTO (Narração) e a proposta para a redação deve ser:
Proposta de redação - Texto de apoio:
Realidade x Fantasia
A vida poderia ser apenas uma fantasia, a realidade só destrói e complica tudo. Algumas pessoas, porém, só vivem de fantasia. Elas têm medo e fogem da realidade, vivem num mundo paralelo e idealizado, mas quando se dão conta da verdade acabam se decepcionando e toda a ilusão acaba. O castelo de areia é levado pela onda que invade a praia. A realidade pode até assustar, mas o melhor é enfrentá-la, porque tentar viver uma mentira é totalmente irracional, já que a verdade sempre aparece.
Destrambelhados.com. Site http://www. destrambelhados.com/2009/06/ 06/realidade-x-fantasia-texto- de-stephanie-rodrigues/ Acesso em 27 de outubro de 2011
A prova de redação apresenta uma proposta de produção textual. Para produzir o seu texto, você deve seguir a definição de gênero logo abaixo descrita.
CONTO
6.3 - Para a modalidade ENSINO FUNDAMENTAL você deve respeitar os elementos especificados no item 6, bem como os ELEMENTOS DA NARRATIVA: Narrador, personagens, tempo, espaço, conflito, enredo, clímax e desfecho.
6.4 - Para o ENSINO MÉDIO O GÊNERO escolhido é o DISSERTATIVO (ARGUMENTATIVO - ARTIGO DE OPINIÃO) e a proposta para a redação deve ser:
Proposta de redação - Textos de apoio:
TEXTO 1
Resumo da história da internet
A história da internet começa com a ARPAnet, que é a percursora da internet atual, tendo sido desenvolvida pela Advanced Research Projects Agency, agência do Departamento de Defesa dos Estados Unidos em 1969. A intenção deles era poder interligar vários pontos numa só rede, e fazendo com que os computadores pudessem se comunicar e compartilhar informações sem ter um computador “matriz”, para não se tornarem vulneráveis a possíveis ataques da URSS (na época ainda existente e em um embate ideológico com os Estados Unidos, ‘Guerra Fria’). No início da década de 70, universidades e outros departamentos de defesa tiveram permissão para se conectar também a ARPAnet, e esta no final da década de 70 tinha crescido tanto que já estava se tornando inadequada, forçando a troca de protocolo para o protocolo TCP/IP, que é o utilizado atualmente.
Nos anos 80 já se usava o termo internet, e ela começou a ser vista como um ótimo meio de comunicação. Tim Berners-Lee foi o desenvolvedor junto com sua equipe um sistema a base de hipertexto que funcionaria em redes de computadores, visando facilitar a vida dos pesquisadores para compartilhar suas pesquisas entre si. Logo se criou a World Wide Web, que no início não possuía muitas imagens e sim textos, mas em 1992 foi criado o primeiro navegador para internet o Mosaic, que possuía uma interface mais amigável já que esta gozava de navegação por links e de imagens.
A evolução da internet despertou o interesse de empresas, que viram nela mais uma possibilidade de marketing, além de ser segura e atualmente de fácil acesso. A internet atualmente é um grande facilitador para as pessoas, oferecendo desde diversão em salas de bate-papo e games até informação suficiente e precisa para pesquisas e trabalhos, essas sendo apresentadas de forma mais resumida, tornando-a mais atraente do que um livro aos que buscam tais informações.
TMC-Hardware - Blog http://tmc-hardware.blogspot. com/2008/12/resumo-da-histria- da-internet.html Acesso em 27 de outubro de 2011
TEXTO 2
Jornais usam redes sociais, mas faltam regras, aponta pesquisa.
SÃO PAULO - Os principais jornais do país já usam as redes sociais - Facebook, Twitter e YouTube - como ferramentas para acompanhar notícias, buscar personagens e fontes e checar boatos. Mas a maior parte ainda não tem uma política para disciplinar o uso dessas redes pelos jornalistas. A conclusão é de pesquisa feita pelo Grupo RBS e divulgada no seminário de comunicação digital "Os Desafios Éticos e Legais das Empresas Jornalísticas", realizado pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) em São Paulo. O evento reuniu representantes de O GLOBO, Grupo O Estado de S.Paulo, Grupo Folha, Grupo RBS, Gazeta (do Espírito Santo) e Gazeta do Povo (do Paraná).
O Globo http://oglobo.globo.com/ tecnologia/mat/2011/10/26/ jornais-usam-redes-sociais- mas-faltam-regras-aponta- pesquisa-925668268.asp Acesso em 27 de outubro de 2011.
Texto 3
7 - Toda e qualquer redação encaminhada poderá ser desclassificada se:
7.1 - Apresentar plágio (cópia);
7.2 - Fugir ao Tema proposto;
7.3 - Estiver em desacordo com os itens 3, 4, 5, 6 e 7;
8 - Não serão aceitas as produções textuais manuscritas, pois nosso Concurso de Redação Perto do Seu Limite preza pelo uso RACIONAL do papel, para tanto aceitaremos somente as Redações encaminhadas em arquivos .doc/pdf/.rtf (Digital/Documentos de texto)
9 - O Concurso Perto do Seu Limite premiará, juntamente com a E.E. Plácido de Paula e Silva as duas (2) modalidades - ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO, sendo que o CONCURSO DE REDAÇÃO PERTO DO SEU LIMITE se reserva no direito de divulgar somente após a condição 1.2 deste edital ser cumprida.
10 - Os prêmios serão entregues na própria Unidade Escolar em cerimônia devidamente divulgada pelos Blogs da E.E. Plácido de Paula e Silva e murais da Unidade Escolar.
11 - Eles são intransferíveis e caso os vencedores não retirem sua premiação na data estipulada, os mesmos serão entregues em outra oportunidade.
ADENDO
A premiação somente se efetivará se houver o cumprimento do artigo 1.2 deste edital, o qual versa sobre a participação da classe, de no mínimo DEZ (10) alunos por turma para que as redações sejam consideradas válidas, independentemente do teor ou sua respectiva qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário